Notícias Notícias

A partir de quarta-feira, Costa Rica irá receber a V Conferência Latino-Americana sobre Políticas de Drogas

01.09.14 | Notícias

conferência

 

A criadora do Prêmio Gilberto Velho Mídia e Drogas, Julita Lemgruber, participa nos dias  3 e 4 de setembro da V Conferência Latino-Americana sobre Políticas de Drogas, no Hotel Radisson, em San José, na Costa Rica. Pela primeira vez a América Central sediará o principal fórum de discussão sobre políticas de drogas da região. Será possível acompanhar as palestras ao vivo na internet, através do site Conferência Drogas.

A Conferência, que conta com organização do Consórcio Confedrogas e com apoio das principais agências das Nações Unidas (ONU), da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), será aberta pelo  presidente da Costa Rica, Luis Guillermo Solis.

Coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), Julita integra o Comitê Científico da Conferência e participa do painel “Drogas e Inclusão Social”. As palestras do evento contam com a participação de pesquisadores, acadêmicos e políticos, e pretendem abordar temas como o mercado de drogas, drogas e violência, o consumo de drogas e a saúde pública no contexto social latino-americano.

O encontro propõe uma discussão sobre a política vigente de “guerra às drogas” na região latina e deseja expor experiências positivas de regulamentação das drogas, como o caso da maconha no Uruguai, para incentivar a elaboração de novas políticas públicas para a região. Durante a conferência, também será realizada a cerimônia de premiação dos vencedores do IV Prêmio Latino-Americano de Periodismos sobre Drogas, promovido pela associação argentina Intercambios.

por Daniella Vianna