Workshop Drogas em Pauta Workshop Drogas em Pauta

Novembro de 2015

O workshop Drogas em Pauta foi uma iniciativa do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), da Universidade Candido Mendes (UCAM), para estimular e qualificar o debate público sobre políticas e legislação relacionadas às drogas.

Realizado na UCAM nos dias 9 e 10 de novembro de 2015, o workshop reuniu mais de 90 jornalistas e estudantes em um encontro de formação para a cobertura do tema.

A seguir, disponibilizamos as falas completas dos palestrantes. Os oito especialistas convidados compartilharam estudos e experiências relacionados à política de drogas em temas diversos como história, direito, comunicação, saúde, ciência, segurança pública e ativismo social.


Mesa 1: Perspectivas históricas e evolução da legislação

A mesa inaugural do workshop debateu o processo de criminalização de determinadas substâncias psicoativas do ponto de vista histórico e jurídico.

Luciana Boiteux, professora de Direito Penal e Criminologia da UFRJ

Henrique Carneiro, professor de História Moderna da USP


Mesa 2: Ciência, Mitos e Fatos

Na segunda mesa do dia, os palestrantes exploraram estudos recentes sobre drogas lícitas e ilícitas, abordando questões como dependência, efeitos e potenciais terapêuticos.

Dartiu Xavier da Silveira, psiquiatra e professor livre-docente da Unifesp

Francisco Inacio Bastos, médico e professor titular da Fiocruz


Mesa 3: Imprensa e Mídias Sociais

A terceira mesa do workshop foi dedicada à discussão sobre como as drogas lícitas e ilícitas são representadas nas mídias tradicionais e alterativas, e suas consequências para a promoção de um debate aberto sobre o tema.

Fernanda Mena, repórter especial da Folha de São Paulo

Bruno Torturra, jornalista e fundador do Estúdio Fluxo


Mesa 4: Segurança Pública e Mobilização Comunitária

A última mesa debateu os impactos das políticas sobre drogas no panorama de segurança pública e, especialmente, no cotidiano das favelas e periferias brasileiras.

Luiz Eduardo Soares, antropólogo, cientista político e professor da UERJ

Raull Santiago, ativista e fundador do Coletivo Papo Reto